Os meses de julho, agosto e setembro registram um aumento considerável no número de incêndios em todo o Nortão. Em Sinop, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, major Átila Wanderley da Silva, em média duas ocorrências são atendidas por dia, neste período, a maioria em terrenos urbanos.
Os trabalhos que serão intensificados nestes meses já estão sendo definidos pela corporação. Como em outros anos, a prefeitura também disponibilizou um caminhão pipa para auxiliar no controle de incêndios em áreas mais intensas. A corporação possui uma viatura com capacidade para seis mil litros de água e um efetivo de oito soldados por dia, para atender todas as ocorrências.
“Em alguns dias nós recebemos até 10 chamadas de incêndios, mas não conseguimos atender todas”, disse o major, destacando que a maioria não oferece risco a população, não sendo necessária a atuação dos bombeiros.
O período de proibição de queimadas começa no próximo dia 15 e terá dois meses de duração, até 15 de setembro. Neste período, em 2005, a corporação atendeu mais de 140 ocorrências, sendo que 89 foram em terrenos urbanos.
Átila também explica que incêndios florestais são de responsabilidade dos proprietários das áreas e da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), mas que a corporação vai auxiliar nos serviços. Ele orienta que donos de áreas façam acerros para evitar que, em casos de incêndios, o fogo se alastrasse.