O comandante do Corpo de Bombeiros de Sorriso, major Dércio Santos da Silva, solicitou mais uma viatura para combate a incêndio para o município. Em entrevista ao Só Notícias, ele disse que já iniciou as negociações com o Comando Geral do Estado, para que a viatura seja liberada antes do período de seca, em que aumentam as queimadas em toda a região.
A unidade tem uma viatura de combate à incêndio, mas, segundo o major, tem capacidade para 6 mil litros de água, que dificulta o trabalho em pequenas queimadas e incêndios urbanos, mais comuns nesse período. No ano passado a guarnição atendeu 101 incêndios em terrenos baldios, 40 florestais, 07 residenciais, 10 em veículos e 07 industriais.
O comando também deve receber até o mês de maio mais uma viatura administrativa. “Hoje nós possuímos um veículo Uno para os serviços administrativos e vistorias técnicas, emprestado pela prefeitura”, salientou. Além de Sorriso a companhia também atende os municípios de Vera, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratan e Itanhangá.
Ontem, o subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Walmir Benedito da Costa, entregou equipamentos de combate à incêndio (aparelhos respiradores para entrada em ambientes com fogo ou fumaça, capa de aproximação), salvamento aquático e mergulho (visores, esnóquil, cilindro, colete equilibrador, roupa de mergulho, lanterna, nadadeira), pré-hospitalar (kit parto, colar serviçal, imobilizador) e de salvamento em altura (cabos, molas e baldriê), para a guarnição.
“Fizemos um diagnóstico e relacionamos as necessidades e o Comando Geral nos atendeu com as prioridades”, enfatizou. Outro relatório deve ser entregue ao Conselho de Fundo de Reequipamentos para o Corpo de Bombeiros para tentar suprir outras necessidades. Conforme o major, a prioridade agora é em conseguir um desencarcerador, utilizado para cortar as ferragens com vítimas presas, um barco e motor de popa.