As equipes do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas, ontem, para ajudar combater uma queimada na região da Aldeia Guarujá, localizada na reserva indígena do Parque Nacional do Xingu, em Feliz Natal (130 quilômetros de Sinop). Conforme o comandante regional e coronel dos bombeiros, Giovani Eggers há vários focos pela região.
“Principalmente nas proximidades da aldeia indígena. Estamos tendo dificuldades para chegar, pois, o acesso é feito normalmente só de balsa, e como rio está bem baixo estamos desde ontem tentando buscar um caminho. Somente a noite receberemos um retorno do progresso”, informou Eggers.
O comandante também explicou que os militares estão avaliando a região para o envio de aviões para ajudar combater o fogo. “Uma das equipes foi por Marcelândia (208 quilômetros de Sinop), e outra está seguindo por Feliz Natal. Eles também iram verificar se há alguma pista de pouso na região, porque não basta acionar a aeronave para conter o fogo se não houver uma próxima”.
Conforme Só Notícias já informou, um incêndio destruiu parte da vegetação de uma chácara, no dia 12, na rodovia MT-220, próximo da ponte do Rio Teles Pires, na região de Sinop. Segundo o dono da propriedade, de 38 anos, o fogo chegou a se alastrar até propriedades vizinhas, causando danos a área de mata.
O Corpo de Bombeiros contabilizou, de 1º de janeiro a 14 deste mês, um número de focos de calor 54% menor do que no mesmo período do ano passado. Os municípios de Colniza, Paranatinga, Aripuanã, Gaúcha do Norte, Juara, São Félix do Araguaia, União do Sul, Nova Nazaré, Campinápolis e Canarana são os dez com mais casos de focos no Estado.