A 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Nova Mutum – CIBM completa hoje (1º), 60 dias sem a sua viatura Unidade de Resgate – UR, veículo imprescindível para a realização de uma das principais atividades da corporação no atendimento a comunidade. Estima-se que no mínimo 60 atendimentos deixaram de ser realizados no período. De acordo com informações levantadas, o veículo apresentou problemas na bomba injetora, além de uma série de outros reparos que se faziam necessários. O conserto está sendo feito por concessionária autorizada, mas a demora não se deve aos serviços da empresa, mas sim a burocracia que envolve o sistema.
Depois do levantamento pericial dos serviços que são necessários encaminha-se a requisição para a Secretaria de Estado Segurança, que autoriza ou não o conserto. Entretanto, devido a questões específicas do governo, nenhuma despesa vinha sendo autorizada nos primeiros meses do ano, tanto que a viatura da 5ªCIBM ficou parada.
Tem-se a informação que a equipe da concessionária trabalha nesta quarta-feira, no conserto do equipamento giroflex e que até o final desta semana o veículo deva estar em Nova Mutum.
O secretário de Administração e vice-prefeito, Sadi Ribeiro Ramos, já solicitou a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública um veículo de resgate novo para o município. “A demanda é grande na zona urbana e além disso, a corporação presta socorro às vitimas de acidentes na BR163”, explicou. Segundo Sadi, ainda não foi dada resposta, mas tem-se expectativa de que Nova Mutum seja atendida.
Ao longo dos últimos 60 dias, os resgates em Nova Mutum são feitos com uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde.