O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu, nas últimas 24 horas, dois incêndios florestais nos municípios de Nova Maringá e Itaúba, e seguem atuando, neste domingo, em uma fazenda localizada às margens da MT-326, em Cocalinho. A operação conta com o apoio de máquinas e caminhão-pipa e teve início na quinta-feira (7).
Além disso, os bombeiros seguem no combate a queimadas irregulares no município de União do Sul e em uma fazenda em Torixoréu. As operações contam com o trabalho direto das equipes em campo, de forma ininterrupta, com foco na contenção das chamas e na preservação de propriedades rurais e de vidas.
O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 24 focos de calor ativos em todo o estado. Desse total, sete são classificados como incêndios florestais em terras indígenas, enquanto cinco ocorrem em propriedades nos municípios de Campo Verde, Água Boa, Cocalinho, Santa Terezinha e Campinápolis. Os outros 12 focos restantes correspondem a queimadas irregulares.
As ocorrências em terras indígenas incluem: dois focos na Terra Indígena Marãiwatsédé em Alto Boa Vista; um foco na Terra Indígena Zoró, em Rondolândia; um na Terra Indígena Areões, em Nova Nazaré; um na Terra Indígena Pimentel Barbosa em Canarana; um na Terra Indígena Capoto/Jarina em Peixoto de Azevedo e um na Terra Indígena Marechal Rondon em Paranatinga.
Por serem áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do governo federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros não foi acionado.
Já os outros 12 focos de calor ocorrem em diversas regiões do Estado, resultantes do uso irregular do fogo, e estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.
Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.