PUBLICIDADE

Bombeiros de MT abrem inscrições para curso de prevenção e combate a incêndios florestais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: Marcos Vergueiro)

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso abriu inscrições para os militares interessados em participar do 7º Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 9, pela internet. O objetivo é capacitar os combatentes para atuarem no enfrentamento dos incêndios florestais e queimadas ilegais em Mato Grosso.

Conforme o coordenador do curso, capitão BM Isaac Yoshitake Wihby, o curso busca associar a rusticidade exigida no campo às tecnologias que a corporação dispõe, proporcionando melhor desempenho durante o atendimento das ocorrências.

Estão disponíveis 44 vagas, conforme distribuição prevista no edital do curso. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, sendo o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Aptidão Física Específica (TAE). No TAE, os candidatos serão submetidos a provas como corrida de 8 km, shuttle run de velocidade, subida em cabo vertical de 6 metros e uma marcha final de 5 km com mochila costal de 20 kg.

A intenção é selecionar militares que apresentem o preparo físico e a resistência necessários para atuar em cenários adversos, muitas vezes em terrenos irregulares e de difícil acesso, além de enfrentar condições extenuantes e calor intenso, como os vivenciados no combate a incêndios florestais em Mato Grosso.

Conforme o edital, o curso terá duração aproximada de oito semanas, com início previsto para 7 de julho e término em 30 de agosto, e será realizado nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Porém, parte das instruções também ocorrerá em outros municípios do estado, com o intuito de explorar os três biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Amazônia e Pantanal.

A grade curricular do curso contempla ainda disciplinas como: atuação em ambientes remotos, fundamentos teóricos dos incêndios florestais, tecnologias aplicadas, logística e gestão de operações, combate aos incêndios florestais, operações aéreas, legislação ambiental, entre outros conteúdos fundamentais à especialização.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE