domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Bombeiros passam a ter 10 brigadistas para combater queimadas em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

O Corpo de Bombeiros em Sorriso passa a ter 10 brigadistas para ajudar no combate as queimadas que vem se tornando cada vez mais frequente nesse período de seca. No ranking de focos de calor, Mato Grosso ficou em primeiro lugar, em números absolutos. Segundo os bombeiros, o Estado registrou 9,1 mil focos, de janeiro a julho. “Mês de agosto entrou bombando de ocorrências. Este período além de seco está com ventos fortes e “em vegetação começam por negligência, as pessoas colocam fogo no lixo e acaba se propagando para as lavouras. Esse ano estamos trabalhando com duas equipe e 10 brigadistas foram contratados. O tempo resposta aumentou consideravelmente. O combate está sendo mais rápido. Esse mês começou com bastante solicitação, em horários da tarde e noturno. O da tarde provenientes de imprudência na queima de entulhos e a noite alguns consumidores de entorpecentes acabam colocando fogo”, explicou o capitão Moura. ”

Em Sorriso, os produtores rurais criaram um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação e qualquer pedido de socorro para combater queimadas. As queimadas rurais estão proibidas devido ao período de seca os donos de áreas levam multas se houver focos.

O Estado está tendo grande foco de queimada no Pantanal, que mobilizou as Forças Armadas para ajudar.

Em Mato Grosso a maioria das queimadas foi constatada, pelos bombeiros, em áreas privadas, 83%, no total. O restante ocorreu em áreas indígenas (10%), assentamento (3,8%) e unidades de conservação (2,2%). O bioma mais atingido foi o amazônico, que registrou 55,2% das queimadas, seguido pelo Cerrado (31,7%) e Pantanal (6,8%).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: andaime cede, trabalhador cai e morre

O homem sofreu acidente de trabalho, há pouco, enquanto...

Tamanduá resgatado em semicoma após ser atropelado retorna ao Pantanal

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza, este fim de...
PUBLICIDADE