domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Bombeiros começam planejar ações para prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Os militares do Corpo de Bombeiros, representantes da Polícia Militar Ambiental, com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e demais forças que atuam nas ações ambientais iniciaram, esta manhã, um workshop de avaliação da temporada de incêndios florestais do ano passado.

No encontro, realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), debate sobre as ações e conduções para construção do plano estratégico das medidas preventivas e de combate aos desastres ambientais, ocasionados pelos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense e demais regiões que venham a ser afetadas como o fogo.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, explicou que essa reunião ocorre anualmente para aperfeiçoar as ações e atuação dos s durante ações de resposta aos incêndios no período de estiagem.  “Vamos fazer uma análise minuciosa, um balanço de 2020 dos procedimentos que adotamos, os fatores externos que irão influenciar neste ano e, com isso, formatar e aperfeiçoar um planejamento para 2021.  Um trabalho bem sistematizado para que tenhamos melhores resultados e que melhore também a nossa atuação nessa missão de combate aos incêndios”, explicou o comandante.

Ele destacou ainda que o Corpo de Bombeiros já está se preparando para combater aos incêndios, prova disso é a inauguração 1° Pelotão Independente dos Bombeiros instalado na cidade de Poconé. Unidade de ação estratégica criada para atuar no monitoramento e prevenção aos incêndios florestais na região.

O presidente da Famato, Normando Corral, instituição parceira na ação, destacou que “cursos de prevenção e combate ao incêndio para produtores rurais são ofertados para o homem do campo. Um mecanismo para contribuir nesta ação e evitar a devastação do fogo na vegetação”.

O presidente da Famato concluiu dizendo que “a parceria com o Corpo de Bombeiros tem sido muito boa, com muita eficiência, pois são eles os responsáveis por ofertar o ensinamento para os nossos instrutores do Senar, esse trabalho de prevenção e combate ao incêndio para ser repassados para pessoas que moram no campo”, explicou.

Embora os incêndios florestais só ocorram no segundo semestre do ano, período da seca, ações planejadas já estão em construção com objetivo de resultar em queda no número de focos de incêndio em Mato Grosso.

Para o encerramento do workshop, nesta quinta-feira , será produzido o Relatório de avaliação que servirá de embasamento para a implementação de pontos de melhoria para aplicação na Temporada de Incêndios Florestais deste ano.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Apostadores de Nova Mutum e Rondonópolis faturam mais de R$ 40 mil na Quina

O apostador de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) acertou,...
PUBLICIDADE