O Corpo de Bombeiros extinguiu dois incêndios florestais e mantém controlados seis focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes continuaram durante todo o dia, atuando diretamente no combate a 31 incêndios florestais em diversas regiões do estado.
Os incêndios florestais extintos ocorreram nos municípios de Dom Aquino e em Tesouro. Já os focos ativos, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos seguintes municípios: Itiquira, Cláudia, Nova Maringá, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda, cada um com um foco em acompanhamento.
Além disso, as equipes continuam atuando em Vila Bela da Santíssima Trindade, onde trabalham no combate a seis focos de incêndio ainda ativos. Em Barra do Garças, os esforços estão voltados para as regiões da Serra do Roncador e do Parque Estadual da Serra Azul. Nestes locais, as ações envolvem o uso de aeronaves, helicóptero, maquinários, caminhões-pipa, além da atuação conjunta de bombeiros militares, brigadistas, militares do Exército e voluntários.
Na Serra do Roncador, a operação conta com o uso de três aeronaves, contribuindo significativamente para o controle do incêndio. As frentes leste, sul e oeste já foram controladas, e as equipes seguem trabalhando na extinção dos focos remanescentes.
Já no Parque Estadual Serra Azul, o combate ao incêndio avança com o apoio de duas aeronaves que já totalizam 42 horas de voo, despejando cerca de 351 mil litros de água diretamente sobre os focos ativos. Um helicóptero também atua na operação, auxiliando na infiltração das equipes em áreas de difícil acesso.
Equipes seguem mobilizadas no combate aos incêndios nos municípios de Dom Aquino, Juína e Chapada dos Guimarães, onde atuam no enfrentamento de dois focos ativos em cada local. Também há registros de incêndios em andamento nas regiões de Guarantã do Norte, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Tangará da Serra, Alta Floresta, Cáceres, São Félix do Araguaia, Tesouro, Colniza, Sinop, Nova Ubiratã, Rosário Oeste, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Acorizal e Cláudia, onde as equipes seguem mobilizadas para controlar as chamas.
O combate aos incêndios conta com equipes atuando diretamente no campo, com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicópteros, que compõem a estrutura disponível para reforçar o enfrentamento das chamas. As operações seguem de forma contínua, com foco no controle dos focos ativos e na proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.
As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada para garantir uma resposta rápida e eficaz às ocorrências.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.