O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu um incêndio florestal e mantém controlados 15 focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes continuam, ontem, atuando diretamente no combate a 15 incêndios florestais em diversas regiões do Estado. O incêndio florestal extinto estava na unidade de conservação Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, onde uma operação foi realizada para combater às chamas. A operação durou 10 dias.
Já os focos ativos controlados, que não apresentam mais risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, estão localizados nos seguintes municípios: Cláudia, com cinco focos ainda em monitoramento; Alto Paraguai, também com dois focos monitorados; além de Barra do Garças, Comodoro, Cáceres, Ipiranga do Norte, Nova Maringá, Santa Carmem, União do Sul e Água Boa que registram um foco cada, todos sob monitoramento contínuo.
Além disso, as equipes seguem atuando intensamente no combate aos incêndios florestais nos municípios de Paranatinga, Planalto da Serra, Guiratinga, Alto Garças, Nova Maringá, Canarana, Água Boa, Alta Floresta, Nova Bandeirantes e Novo Mundo. Os esforços também seguem nos municípios de Marcelândia e Guarantã do Norte, com dois focos ativos distintos em cada município. As ações estão igualmente concentradas no Assentamento Passa Vinte, localizado entre General Carneiro e Barra do Garças.
Nesta última ocorrência, embora o Corpo de Bombeiros Militar atue na área, trata-se de uma região federal vinculada ao Programa de Assentamento da Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A atuação da corporação ocorre de maneira emergencial e excepcional, em razão do risco imediato às famílias, moradias e atividades produtivas locais, cuja integridade não poderia aguardar providências federais. Paralelamente, já foi formalizado pedido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que direcione suas equipes de resposta.
Em todos os locais, as ações contam com a atuação direta das equipes em campo, além do apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicóptero que reforçam o combate às chamas. As operações são realizadas de forma ininterrupta, com foco na contenção dos incêndios e na proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.
As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada para garantir uma resposta rápida e eficaz às ocorrências.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.