PUBLICIDADE

Bombeiros cobram reforços para combater queimadas em Sinop

PUBLICIDADE

Há cerca de um mês sem chuvas, o número de focos de incêndio já começa a preocupar em Sinop. Várias ocorrências foram atendidas pelos bombeiros, nos últimos dias, principalmente em terrenos baldios. O alerta, segundo o tenente-coronel Julio Cezar Rodrigues, é que a maioria dos focos é proposital.

“As pessoas colocam fogo para queimar lixo ou o mato nos terrenos baldios, mas não tem preocupação com os danos a qualidade do ar, e o perigo do fogo se alastrar e invadir construções”, alertou. Esta semana, um incêndio em um terreno baldio ameaçou várias residências em um bairro da cidade.

Atualmente, a companhia tem apenas uma viatura de combate a incêndios. “Hoje não temos estrutura para combater incêndios florestais. Estamos buscando parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Defesa Civil para definir um plano de ações de combate a incêndio”, acrescentou.

Uma das saídas seria a contratação de brigadistas para auxiliar em ações de conscientização e combate, além do aluguel de um caminhão pipa. “Ainda temos que ver o que é possível fazer com os recursos disponíveis”, salientou.

Somente nos dois últimos dias, foram registrados cerca de 37 focos de calor em Mato Grosso, é o segundo maior número do país. “Esses números tendem a aumentar em junho e julho quando a prática é discriminada”, concluiu.

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) ainda não confirmou o período de proibição de queimadas. Em anos anteriores, foi estipulado entre julho e setembro.

Leia mais
Sinop: 3 viaturas quebram e bombeiros usam ambulância emprestada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE