A equipe do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde realizou, hoje de manhã, a captura de uma sucuri (Eunectes murinus) no pátio de uma empresa algodoeira na MT-449. Os militares conseguiram realizar a contenção do animal, de grande porte, tamanho aproximado de 5 metros, estimado entre 90 a 100kg, utilizando cambões. Em seguida, o réptil foi levado até uma área de proteção permanente para a soltura livre no seu habitat.
A corporação alertou ainda sobre o período de estiagem coexiste com os altos índices de encontros com a fauna silvestre.
Segundo o site BioDiversity, Eunectes murinus, vulgarmente conhecidos como sucuri, é encontrada na América do Sul, nas regiões alagadas, onde há presas em abundância, como jacarés e capivaras. Pode ultrapassar os cinco metros de comprimento e exceder os noventa quilogramas, porém seu tamanho médio é bem menor.
Geralmente, evitam contato com humanos e, quando se sentem ameaçadas, o mínimo que pode acontecer é reagir com uma mordida à pessoa. Extremamente raros são os casos de pessoas serem ingeridas, isso só acontece quando o animal está com muita fome. Vivem a maior parte do tempo submersas, pois na água é onde elas são mais rápidas, ficando mais fácil a captura dos alimentos.
As sucuris não são cobras peçonhentas, pois elas possuem dentição áglifa e matam suas presas por constrição, para depois engolir a presa por inteiro. Costumam se alimentar de vários tipos diferentes de presas: peixes, aves, mamíferos variados (incluindo antas, cervos, capivaras e até mesmo suçuaranas) e outros répteis (incluindo jacarés). Às vezes podem inclusive cometer canibalismo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.