A surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta) foi localizada em área de passeio público, hoje de madrugada, próximo à avenida Ariosto da Riva, na região central de Alta Floresta. O caso foi comunicado por moradores ao Corpo de Bombeiros. Consta, no boletim de ocorrência, que a serpente peçonhenta estava próxima a estabelecimentos comerciais e gerando riscos à população local.
Após a contenção segura do réptil, com o auxílio de um cambão, os militares o acondicionaram num recipiente adaptado e realizaram o transporte até o quartel. Posteriormente, foi entregue aos cuidados da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema para os demais procedimentos legais, que incluem exames de cunho veterinário e a devolução ao habitat.
Segundo o Instituto Butantan, a espécie pico-de-jaca é conhecida por sua cor alaranjada contrastando com as manchas escuras ao longo do dorso, sendo considerada a maior serpente peçonhenta do território e a segunda maior do mundo, podendo alcançar mais de 3 metros de comprimento. Ela fica atrás somente da cobra-rei (ophiophagus hannah).
Atualmente, ela é a única de seu gênero (Lachesis) que se desenvolve no Brasil. Além do Mato Grosso, a organização informou que ela pode ser encontrada em grande parte da Amazônia, nos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Roraima, além da zona norte da Mata Atlântica. Sua alimentação é baseada exclusivamente em pequenos e médios roedores.
O Butantan ainda salientou que essa é a única espécie ovípara de viperídeo em todo o país.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.