PUBLICIDADE

Bombeiros capturam maior cobra peçonhenta das Américas no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: divulgação)

A surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta) foi localizada em área de passeio público, hoje de madrugada, próximo à avenida Ariosto da Riva, na região central de Alta Floresta. O caso foi comunicado por moradores ao Corpo de Bombeiros. Consta, no boletim de ocorrência, que a serpente peçonhenta estava próxima a estabelecimentos comerciais e gerando riscos à população local.

Após a contenção segura do réptil, com o auxílio de um cambão, os militares o acondicionaram num recipiente adaptado e realizaram o transporte até o quartel. Posteriormente, foi entregue aos cuidados da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema para os demais procedimentos legais, que incluem exames de cunho veterinário e a devolução ao habitat.

Segundo o Instituto Butantan, a espécie pico-de-jaca é conhecida por sua cor alaranjada contrastando com as manchas escuras ao longo do dorso, sendo considerada a maior serpente peçonhenta do território e a segunda maior do mundo, podendo alcançar mais de 3 metros de comprimento. Ela fica atrás somente da cobra-rei (ophiophagus hannah).

Atualmente, ela é a única de seu gênero (Lachesis) que se desenvolve no Brasil. Além do Mato Grosso, a organização informou que ela pode ser encontrada em grande parte da Amazônia, nos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Roraima, além da zona norte da Mata Atlântica. Sua alimentação é baseada exclusivamente em pequenos e médios roedores.

O Butantan ainda salientou que essa é a única espécie ovípara de viperídeo em todo o país.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carretas interdita rodovia federal em Mato Grosso

Um acidente envolvendo três veículos de carga interditou no...

Lateral mato-grossense é cortado de amistosos da seleção por causa de lesão

Carlo Ancelotti convocou, hoje, o lateral-direito Vitinho, do Botafogo,...

Justiça de MT nega indenização a morador diabético que teve dedos amputados

A Justiça de Mato Grosso negou pedido de indenização...
PUBLICIDADE