A equipe do Corpo de Bombeiros capturou uma cobra-cascavel (Crotalus durissus), ontem à tarde, numa fazenda, às margens da Estrada do Morocó, em Lucas do Rio Verde. Não houve registro de incidentes envolvendo o contato com o réptil. As informações preliminares são de que havia adentrado um dos cômodos quando foi avistada pelo proprietário.
Com o auxílio de uma pinça de manejo, foi feita a contenção da serpente e verificado que não apresentava quaisquer ferimentos aparentes. Na sequência, prosseguiram com o acondicionamento e transporte até a Área de Preservação Permanente (APP), onde foi devolvida ao habitat.
Conforme o instituto Butantan, a espécie, que pode atingir mais de 1,50 m de comprimento, é conhecida pelo seu método de defesa característico, que consiste em agitar um chocalho na ponta da cauda para provocar um som de alerta aos predadores ou ameaças em potencial.
Crotalus durissus é a única espécie de cascavel encontrada no Brasil, sendo comum nas áreas abertas de todas as regiões brasileiras. Ela é responsável por cerca de 10% dos acidentes com cobras no país, com uma peçonha neurotóxica capaz de atacar a musculatura e o sistema nervoso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.