Um laboratório com capacidade para classificar cerca de 400 mil amostras de algodão por ano, seguindo o mesmo padrão de atendimento e serviço já existente na BM&F – Bolsa de Mercadorias & Futuros. Este será o perfil da unidade de pesquisa que será inaugurado hoje, em Sorriso, às 10:30h.
A solenidade contará ainda com a presença do prefeito, Dilceu Rossato (PPS), do presidente da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, do secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, e o adjunto de Gestão e Agronegócio, Rodrigues Palma. O novo laboratório está equipado com moderno maquinário de análise de amostras de fibras, composto de dois aparelhos de classificação de HVI (High Volume Instruments), além de um especialista no setor de classificação com mais de 30 anos de experiência.
Com isso, a região Centro-Oeste contará com um laboratório e não precisará mais recorrer ao departamento de classificação da BM&F – que fica em São Paulo, responsável hoje pela classificação de cerca de 1,300 milhões de amostras de algodão por ano.
A BM&F é a maior bolsa brasileira, e uma das maiores do mundo, que lida com a negociação de contratos de mercadorias (comodities) e derivativos. Localizada na cidade de São Paulo, opera principalmente com taxa de câmbio, taxa de juros, café, açúcar, soja, gado bovino, milho, ouro, entre outros. Movimenta mais de R$35 bilhões por dia e tem mais de 750 funcionários.
Tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e China. É uma associação que atua para desenvolver, organizar e operacionalizar mercados livres e transparentes para negociação de títulos e contratos que possuam como referência, ativos financeiros, índices, indicadores, taxas, mercadorias e moedas, nas modalidades a vista e de liquidação futura.
A Bolsa funciona sem finalidade lucrativa, organizando, regulamentando e fiscalizando mercados de liquidação futura, tendo como principal função, a disponibilidade de condições físicas e organizacionais à realização de negócios entre clientes representados pelas Corretoras de Mercadorias associadas à Bolsa.