Produtores de Sinop e Nova Mutum decidiram bloquear o tráfego na BR-163 a partir do meio-dia. Só Notícias apurou que nos dois municípios serão retidas apenas cargas com grãos e insumos agrícolas. Em Lucas do Rio Verde e Sorriso o bloqueio começou às 06 horas para todos os tipos de carga. Só serao liberadas cargas perecíveis, automóveis, ônibus e ambulâncias.
Os agricultures querem mostrar para o governo a insatisfação com as medidas anunciadas na semana passada, que não permitiria acesso a crédito de milhares deles pelo fato de não conseguirem saldar dívidas e estarem em dia para obterem empréstimos. Os produtores consideraram as medidas insuficientes. Para o setor, o pacote, em que o governo liberou R$ 60 bilhões, não beneficiou os agricultures que tem dívidas da safra passada, já que muitos possuem restrições e não podem ter acesso a novos créditos.
Novas manifestações também não estão descartadas para os próximos dias. O movimento Grito do Ipiranga começou há mais de um mês no Nortão. A BR-163 chegou a ficar bloqueada por quatro dias seguidos, impedindo a passagem de cargas com alimentos, combustível, hortifrutigrangeiros, entre outros produtos. A liberação da rodovia foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Passeatas,panelaços e funerais simbólicos, marcaram um dos maiores movimentos do setor nos últimos anos.