Produtores voltaram a bloquear totalmente a passagem de cargas na BR-163, em Sinop. Os agricultores estão mobilizados no Alto da Glória, saída para Sorriso. Nenhum caminhão ou carreta passa, inclusive vazios. Segundo um dos organizadores, não há prazo para término do bloqueio, já que vão aguardar as decisões de uma audiência entre governadores e o presidente Lula, que acontece hoje, em Brasília.
A medida, anunciada na semana passada, da liberação de R$ 1 bilhão para a garantia do preço da soja, não contentou os agricultores, já que foi considerada insuficiente. “O Governo Federal não tem esse dinheiro. A proposta é que as empresas banquem esse dinheiro e ele seja garantido no Orçamento de 2007, para ser devolvido. Mas não dá garantia nenhuma”, argumentou o agricultor.
Entre as reivindicações do movimento, que já dura quase um mês, estão a garantia dos preços mínimos, renegociação de dívidas e desoneração do óleo diesel. Os bloqueios para cargas, em geral, também continuam em Lucas do Rio Verde, onde agricultores e caminhoneiros tiveram momentos de tensão ontem à noite, Nova Mutum e Sorriso.