PUBLICIDADE

Bloqueada novamente BR-163 no Nortão e cargas não passam

PUBLICIDADE

Começou, há poucos instantes, o bloqueio geral para caminhões e carretas carregados ou vazios em Sorriso. O bloqueio foi montado pelos caminhoneiros, que deflaglaram um movimento desde terça-feira, na altura do terminal rodoviário de Sorriso, apoiando o movimento dos agricultores que cobram mudanças na política econômica do governo Lula. Carros, ônibus e ambulâncias passam normalmente.

Atém ontem, os caminhões vazios podiam passar. Mas o bloqueio -que iniciou com cargas de grãos e insumos- hoje atinge produtos perecíveis, combustíveis, gás, dentre tantos outras cargas. Vários caminhões foram colocados no meio da pista. Ontem, por algumas horas, houve bloqueio geral e a Polícia Rodoviária Federal, com o auxílio da Polícia Militar, teve muito trabalho para manter a ordem.

Os agricultores de Sorriso, que mantém o movimento “Grito do Ipiranga”, continuam retendo apenas os caminhões com cargas agrícolas. A mesma situação ocorre em Sinop e Nova Mutum, onde estão sendo retidas somente cargas com grãos e insumos agrícolas.

Em Lucas do Rio Verde, ontem, houve momentos de tensão, entre caminhoneiros e outros motoristas, já que o bloqueio estava sendo geral, inclusive para carros de passeio e ônibus. Sob ameaça de alguns motoristas de incendiar os caminhões que impediam o tráfego, foi feita uma reunião e os coordenadores concordaram em liberar o tráfego retendo apenas as cargas de grãos e insumos.

Mas não está descartado outro bloqueio geral hoje à tarde. Só Notícias apurou que reuniões estão sendo realizadas para discutir o prosseguimento do movimento. Em Nova Mutum, também será realizada uma assembléia hoje, às 19:00h, para definir algumas estratégias do movimento.

Iniciado no município de Ipiranga do Norte,o movimento já dura cerca de 20 dias e ganhou proporção em outras regiões do país, e vai resultar no segundo tratoraço, no próximo dia 16, em Brasília, onde produtores de todo o país devem se reunir no Congresso Nacional, para cobrar soluções para a crise no setor.

Os agricultores estão tendo sucessivos pela queda do dólar e aumento nos custos de produção, fruto da política econômica do governo. O protesto derrubou em 65% o volume de fretes e os caminhoneiros, descontentes com o preço do diesel que também encarecem custos, aderiram ao movimento. Seriam mais de 10 mil, em 9 Estados, segundo projeções do sindicato da categoria.

Leia também:
Novo bloqueio geral hoje na BR-163 é cogitado no Nortão
Protestos:liberada passagem de cargas em Lucas R. Verde e Sorriso
Prefeitura de Lucas R. Verde também fecha em apoio a agricultores
Bloqueio é geral neste momento na BR-163 em Sorriso
Blairo é cobrado por produtores e vai reforçar pressão que governadores farão a Lula
95% das prefeituras de MT fecham em apoio a agricultores
Justiça Federal pode pedir audiência entre governo e agricultores
Mais de 500 participam de manifestação de apoio aos agricultores em Sorriso
Prefeituras do Nortão fecham por 3 dias em apoio a agricultores
Bloqueio de cargas aumenta;Produtores cobram Blairo e farão Tratoraço
Promotora de Sinop diz que crise no agronegócios aumenta criminalidade no Nortão
PRF registrou alguns conflitos ontem nos bloqueios de caminhoneiros e produtores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE