segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Blairo se reelege com 65% dos votos e oposição diminui

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi deixou, neste domingo à noite, o Centro de Eventos do Pantanal, local da apuração e totalização dos votos, da mesma forma que entrou: sabendo que estava eleito. Foi lá mesmo apenas para fazer as chamadas “honras da casa” e confirmar aqueles que vão estar na Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Com mais de 920 mil votos, Maggi aplicou uma retumbante “goleada” sobre seu principal adversário, Antero de Barros, do PSDB ( 279 mil votos) e na candidata do PT, senadora Serys Slhessarenko (159 mil votos). Conseguiu quase tudo o que queria nas urnas e reduziu a oposição em algo quase que imperceptível: quatro deputados estaduais e dois deputados federais.

O poderio governista foi ampliado. No Senado Federal, por exemplo, Maggi agora passará a contar com duas cadeiras a seu favor: já está lá Jonas Pinheiro e deve chegar no começo do ano, no lugar de Antero de Barros, o ex-governador Jaime Campos. Na oposição apenas Serys, derrotada nestas eleições. Na Câmara dos Deputados, Maggi já tinha quase todos os aliados – exceção era apenas Carlos Abicalil e Thelma de Oliveira. As duas vozes oposicionistas continuam. A diferença agora é que a coligação governista elegeu pessoas bem mais próximas do governador.

Na Assembléia Legislativa, apenas quatro deputados deverão ficar na oposição: a tucana Chica Nunes e os petistas Saguas Moraes e Ademir Brunetto.
Apesar dessa maioria absoluta, Maggi tem dois problemas para resolver. Um, de imediato, a escolha do candidato a presidente da República que irá apoiar. Maggi já flertou com Geraldo Alckmin e acabou fechando uma pretensa neutralidade com Lula. O presidente, em função dos escândalos envolvendo o seu partido, o PT, corre o risco de acabar perdendo a eleição. O outro problema é quanto a formação do seu novo secretariado, agora sob novas bases. Há ainda um terceiro problema, talvez, o pior de todos: conter seus aliados e evitar eventuais insatisfações. A base é grande e precisará ser muito bem administrada.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE