O governador Blairo Maggi comentou hoje, em Alta Floresta, onde cumpre agenda oficial, as declarações do futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que o desmatamento na Amazônia cresceu e que Mato Grosso é um dos principais responsáveis. Segundo Minc, os novos números deverão serão anunciados na próxima segunda-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“Eu não conheço os dados do mês de abril, que devem ser divulgados. Mas a questão dos dados do Inpe não pode ficar olhando mês a mês. O que interessa é a média que vai ser lá no final. Eu ainda não conheço esses números e espero que em Mato Grosso a gente continue tendo uma redução no desmatamento em relação à média do ano anterior. Se formos olhar o que vem acontecendo desde 2005 para cá, todos foram anos em que nós tivemos uma redução bastante grande do desmatamento, chegando a ordem de até 80%”, disse o governador.
Blairo Maggi comentou sobre as cobranças que o Estado recebe relativas ao desmatamento. “A pressão sobre o Estado de Mato Grosso é maior do que nos outros Estados, até porque nós temos aqui uma agricultura muito forte e uma pecuária muito forte, o que não tem nos outros estados. Mas isso também não nos dá direito de aceitar o que está errado. Nós temos procurado, através da nossa Secretaria de Meio Ambiente, fazer ações exemplares do que vem ocorrendo errado. Nesta semana mesmo que passou, o Estado embargou 15 mil hectares de áreas que foram desmatadas irregularmente”.