PUBLICIDADE

Bebê indígena enterrada viva é encaminhada para abrigo em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A bebê indígena foi transferida da Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá, para o abrigo municipal Higyno Penasso, em Canarana (823 km de Cuiabá), ontem. O translado aéreo foi acompanhado pelo Conselho Tutelar e Casa de Saúde Indígena (Casai) do município, conforme determinação judicial. A medida protetiva de acolhimento institucional foi requerida pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Canarana, na terça-feira.

O Conselho Tutelar de Canarana confirmou, anteriormente, ao Só Notícias, que aguarda a decisão do Ministério Público Estadual (MPE) para saber quem ficará com a guarda definitiva da bebê indígena. A mãe da criança, uma adolescente, de 15 anos, e o pai, um índio Trumai, já mostraram interesse pela bebê. Ele afirma só ter tomado conhecimento após a recém-nascida ter sido encontrada enterrada.

As investigações da Polícia Civil apontaram que a bisavó, de 57 anos, e a avó, de 33, premeditaram o infanticídio. Elas não queriam a bebê por ser filha de mãe solteira. Ambas confirmaram que haviam tentado que a adolescente abortasse a criança. Sem sucesso, a vó e bisavó chegaram a coagir os familiares para não contarem a verdade. Elas estão presas numa unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) e foi determinado que ambas sejam monitoradas por tornozeleiras eletrônicas.

Desde que foi resgatada, a menina passou todo o tempo em uma unidade hospitalar onde enfrentou dois procedimentos cirúrgicos após ter sido diagnosticada com infecção generalizada, insuficiência respiratória e foi alimentada por meio de sonda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: condutor é hospitalizado após carreta tombar na BR-163

A carreta, de marca e modelos não informados, carregada...

Inscrições de concurso na PGE Mato Grosso com salários de R$ 37 mil acabam 6ª

Termina, nesta sexta-feira (19), a etapa de inscrições em...

Aposta de Mato Grosso ganha mais de R$ 50 mil na loteria

O apostador de Cuiabá acertou cinco das seis dezenas...
PUBLICIDADE