PUBLICIDADE

Batalhão ambiental intensifica fiscalização em rios de Mato Grosso no período da piracema

PUBLICIDADE
Só Notícias (Foto: assessoria)

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental passaram a intensificar a fiscalização nos rios de Mato Grosso no período da piracema, iniciado dia 1º e que acaba em 31 de janeiro. O patrulhamento é realizado também às margens de rios nas principais bacias hidrográficas, a fim de coibir a prática da pesca depredatória.

A Operação Vigia está sendo desencadeada para resguardar os recursos naturais e combater o desrespeito ao período de proibição. O batalhão orienta que neste período é permitida somente a modalidade de pesca de subsistência, praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais, como garantia de alimentação familiar. O transporte e comercialização de pescado oriundo da subsistência estão proibidos. Bem como a modalidade pesque e solte ou pesca por amadores também ficam proibidas nos rios de Mato Grosso.

A prática da pesca ilegal gera multas, que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil, além da apreensão do pescado e equipamentos.

Mato Grosso é o primeiro Estado a definir o período de proibição da pesca tendo por base estudos científicos, já que a medida assegura a reprodução dos peixes, garantindo a preservação de espécies e o estoque pesqueiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE