PUBLICIDADE

Batalhão ambiental é reformulado e passa a atuar junto à Sema

PUBLICIDADE

O Batalhão de Policia Ambiental ganhará a partir de hoje (16) reforço no efetivo e terá novas atribuições na fiscalização e combate aos crimes ambientais em Mato Grosso. Além de saltar de um efetivo de 100 para mais de 500 policiais em todo o Estado, o Batalhão Ambiental passará a atuar diretamente no combate aos desmatamentos irregulares, queimadas não-autorizadas e pesca predatória. A nova estrutura que garante meios de trabalho e amplia a atuação do Batalhão, consta no decreto 6.901, assinado pelo governador Blairo Maggi, publicado no Diário Oficial, que circula nesta sexta-feira.

De acordo com o decreto, o Comando do Batalhão Ambiental, passará a funcionar nas dependências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Porém, a tropa, será mantida na atual estrutura física estabelecida no bairro Cidade de Deus, em Várzea Grande. No interior do Estado, o efetivo será incorporado aos batalhões normais da policia militar.

A novidade é que o Batalhão Ambiental poderá convocar, quando necessário, até 10% do efetivo de cada unidade militar para apoio tático e técnico, em qualquer região do Estado. Para o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, a mudança é significativa. “O batalhão saltará de um efetivo de 100 homens que possui atualmente, para quase 600 policiais, uma vez que até 10% do total de policiais existentes no Estado poderão ser requisitados pelo Comando da Policia Ambiental” pondera o secretário.

Para garantir preparo aos policiais, o decreto assinado pelo governador, garante que os comandantes de unidades regionais deverão dispensar seus policiais para a realização de cursos e treinamentos na área ambiental. Outro item definido pelo decreto governamental é que 30% do efetivo próprio do Batalhão Ambiental, serão destinados para atender ações da Sema.

Marcos Machado, que idealizou o decreto e trabalhou as alterações junto ao governador, diz que com a atuação da Policia Ambiental, garante a ampliação do contingente de fiscalização da Sema em Mato Grosso. “O Batalhão Ambiental, somado aos agentes ambientais, os 150 servidores que serão contratados através de concurso público e os Termos de Cooperação Técnica assinados com Indea e prefeituras, nos darão um importante suporte para fiscalizar e proteger o meio ambiente em Mato Grosso. Afinal, será um exército de quase mil pessoas a disposição da Sema”, disse o titular da Sema.

Compõem a estrutura organizacional do Batalhão Ambiental, o núcleo de Educação Ambiental e o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Será seu papel, proteger a fauna, os recursos hídricos e florestais e áreas de preservação permanente. A secretaria de Meio Ambiente, segundo Marcos Machado, fornecerá toda a estrutura necessária para a atuação dos policiais no combate aos danos ambientais. A Sema, através de Termo de Cooperação Técnica, cederá fardamento, custeará os custos com treinamento e capacitação dos policiais e fornecerá equipamentos de trabalho como barcos, motores e veículos utilizados pelos policiais para a fiscalização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE