quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Balanço da operação Tolerância Zero no Nortão e Médio Norte é de R$ 14 milhões em multas por crimes ambientais

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O governo do Estado informou, hoje, que a primeira grande operação Tolerância Zero, contra o desmatamento ilegal, do ano, aplicou R$ 14 milhões em multas por crimes ambientais em seis municípios do Norte e Médio-Norte. Foram apreendidos 12 tratores, 6 caminhões, 3 colheitadeiras de grãos, 3 motosserras. Quatro pessoas foram conduzidas à delegacia de Polícia Civil em Feliz Natal ( 130 km de Sinop) por transporte ilegal de madeira em dois caminhões carregados com toras, totalizando 245 m³.

A ação conjunta durou 10 dias, entre 24 de fevereiro e o último dia 5, e fiscalizou alertas de desmatamento dos municípios Feliz Natal, Itaúba, Matupá, Peixoto de Azevedo, Tapurah e Nova Maringá.

 

As multas foram aplicadas por desmatamento ilegal, declaração de limpeza de área em desacordo com a legislação, descumprimento de embargado de área, transporte e comércio de madeira em desacordo com a guia florestal.

A remoção dos maquinários impede a continuidade dos danos ambientais, e descapitaliza de imediato os infratores, que podem perder o bem com a conclusão do processo de responsabilização. Também foram apreendidas 450 cabeças de gado que estavam em área embargada.

“A fiscalização não parou durante a pandemia, pelo contrário, as ações estão sendo intensificadas e o combate aos ilícitos ambientais é permanente por parte da fiscalização da Sema, e de órgãos parceiros, e temos obtido resultados que mostram que este é o caminho correto para impedir o desmatamento ilegal em Mato Grosso”, explica o superintendente de Fiscalização da Sema, Bruno Nascimento.

Fiscais flagraram o desmate de  3.800 hectares do Bioma Amazônico, após a emissão de alertas de desmatamento por meio do monitoramento por satélite efetuado pela Sema.

A operação Tolerância Zero foi realizada pela secretaria de Estado de Meio Ambiente, em parceria com o as Policias Civil e Militar, e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Gerência de Operações Especiais (GOE), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 25º Batalhão de Polícia Militar.

O governo de Mato Grosso implantou a política da tolerância zero com o desmatamento ilegal, e está investindo no monitoramento e fiscalização para prevenir as ilicitudes. Ao identificar a alteração de vegetação por imagens de satélite precisas, o Estado avisa por e-mail ao produtor sobre o alerta, e providencia a fiscalização in loco para proceder com a penalização do infrator.

O Estado aplica multas, embarga áreas, e apreende equipamentos e maquinários utilizados na ação criminosa, descapitalizando os infratores para evitar a reincidência. Atualmente, em parceria com o Ministério Público do Estado e Ministério Público Federal, quem desmata ilegalmente responde também nas esferas criminal e civil, além de processo administrativo. O objetivo do Estado é a redução do desmatamento ilegal. Entre agosto de 2020, e janeiro deste ano houve a redução de 31,5% nos alertas de desmatamento em território mato-grossense, em comparação com o mesmo período do ano anterior, informa a secretaria adjunta de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro vai ao TCU negociar venda de vagões do VLT para a Bahia

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU),...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...
PUBLICIDADE