segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Avião da Varig desobedeceu torre e poderia ter colidido com avião no dia 20, diz FAB

PUBLICIDADE

O vôo 2435 da Varig poderia ter colidido com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou no dia 20 no Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, de acordo com nota divulgada hoje (27). Segundo a FAB, o piloto da Varig, mesmo estando em segundo lugar na ordem de pousos, teria ignorado a torre de controle e tentado pousar ao mesmo tempo em que um avião da FAB.

A nota da Aeronáutica é o resultado de “investigações preliminares” desencadeadas por reportagem veiculadas no programa Fantástico, da rede Globo, no dia 24, e no Jornal Nacional, no dia 25. “As informações, da forma como foram divulgadas, podem ter levado o telespectador a um entendimento errôneo dos fatos”, diz o Comando da Aeronáutica.

Às 16h38, segundo a FAB, o vôo da Varig desligou o piloto automático e “passou a voar sob regras de vôo visual, situação em que o piloto é o responsável por prover a sua própria separação em relação a obstáculos e demais aeronaves”. A torre de comando teria instruído o piloto a voar em 2.500 pés e aguardar novas instruções, uma vez que deveria pousar apenas depois do vôo da FAB.

“O vôo Varig 2435, desconsiderando a orientação recebida do órgão de controle, desceu abaixo da altura autorizada, aproximou-se do alinhamento do eixo de pouso da pista, ultrapassou a aeronave do Geiv (FAB 2334), que era o número um para pouso, e chamou a torre de controle. Por estar em situação não prevista, foi instruído a subir e manter 3.000 pés de altura e contactar o controle de aproximação, para coordenação”.

A nota diz que, percebendo a demora no cumprimento da orientação, a torre determinou que o piloto interrompesse totalmente o procedimento de pouso e subisse para 4 mil pés de altura, voasse na direção de Maricá e chamasse o Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, a fim de receber novas orientações.

A FAB afirma que irá continuar as investigações e enviará à Agência Nacional de Aviação Civil uma nota sobre a infração da Varig.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE