A Secretaria Municipal de Agricultura está intensificando os testes em cultivares de frutíferas no campo experimental da Prefeitura de Sinop. Os testes começaram a ser feitos no ano passado e tem como objetivo impulsionar novas alternativas de produção em pequenas propriedades.
Entre as espécies que estão sendo cultivadas estão a acerola, maracujá, manga, graviola, cupuaçu e abacaxi. O secretário Alexandre Picin destaca que o primeiro ciclo, que apontará os resultados das adaptações feitas nas culturas deve levar três anos. A partir daí começa a multiplicação das mudas para os pequenos agricultores.
Pelos testes a secretaria visa atingir produtos de qualidade, que tenham a garantia do mercado local. Os resultados apontarão aos produtores o que e como produzir, o custo que terão com a produção, quanto o mercado consumirá e pagará pelos produtos para que desenvolvam uma agricultura sustentável.
O campo experimental está localizado no bairro Alto da Glória e possui uma área de aproximadamente 20 hectares para a implementação de experimentos de outras cultivares.
Outro projeto desenvolvido pela secretaria em parceria com Banco do Brasil, rede de supermercados, empresas alimentícias e produtores, é de ‘cadeias produtivas’. O projeto visa facilitar a liberação de de linhas de financiamento aos produtores para que possam investir na produção de novas variedades, além de oferecer garantia de mercado.
Segundo o secretário, as parcerias começaram a ser formalizadas entre produtores, banco e empresas.