O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) a instalar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas nove varas do Trabalho de Cuiabá. A autorização foi obtida, esta semana, pelo presidente do órgão, desembargador Tarcísio Valente, durante audiência mantida com o presidente do CSJT e do TST, ministro João Oreste Dalazen.
A Justiça do Trabalho mato-grossense já está com tudo pronto para a instalação prevista para a segunda quinzena de agosto, em solenidade que contará com a presença do ministro Dalazen. "Com isso, Cuiabá se tornará a primeira capital do país com 100% das varas a utilizar o PJe", destacou o presidente.
Cumprindo o cronograma definido pela Equipe de Implantação do PJe no TRT mato-grossense, foram finalizadas as adequações nas secretarias e gabinetes das varas da Capital que incluem a instalação de pontos de energia e lógica, substituição e acréscimo de computadores, substituição e acréscimo de monitores, instalação e configuração de leitoras de cartão em todas os computadores.
Também foi concluída a instalação de quiosques de autoatendimento no saguão da Coordenadoria de Cadastramento Processual. São computadores e scanners que ficarão à disposição das partes, advogados e interessados para consulta ao conteúdo dos autos digitais e envio de peças processuais e documentos em meio eletrônico. A estrutura atende o artigo 17 da Resolução Nº 94/CSJT/2012, que institui o Sistema PJe da (PJe-JT).
Foram feitas ainda as adequações de todas as salas de audiência, que compreendem a configuração dos computadores do magistrado, do secretário e da mesa e a instalação de monitores. Também foi concluída a capacitação do pessoal interno, além de ter sido oferecidos pelo TRT/MT cursos para advogados e ainda para servidores do Ministério Público do Trabalho.