Uma nova lei prevê a obrigatoriedade do uso do simulador de direção veicular em todas as autoescolas. As empresas têm até 30 de junho de 2013 para se adequarem a norma. Em Sinop, parte dos centros de formação de condutores ainda aguarda a notificação formal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) para a adquirirem o equipamento.
O equipamento deve custar o valor de um veículo novo, cerca de R$ 40 mil, e deve ser usado em cinco aulas, após as aulas teóricas e antes de realizar as provas práticas. O dono de uma autoescola de Sinop, Valdemir Alcântara, já se prepara para a aquisição. No entanto, ele afirmou que só há uma fabricante para atender a demanda da nova tecnologia. Mesmo com um investimento alto, ele não pretende repassar esse valor para as habilitações e acredita que a nova medida possa atrair quem tem receio de dirigir. "O simulador dá uma noção muito próxima da realidade e sem risco nenhum. Vai ajudar os alunos irem para as ruas mais preparados", finalizou.
O simulador é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e para a implantação foi necessária alterações na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito. A meta, de acordo com do Detran, é reduzir em até 50% o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito no Brasil.
Em um levantamento realizado pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Sinop, de janeiro a abril deste ano, 14 pessoas morreram no trânsito sinopense e 270 boletins de acidentes foram registrados. Em 2011 foram 1,7 mil acidentes na cidade.