O volume de novas ações trabalhistas ajuizadas na Vara do Trabalho de Sinop, no primeiro semestre, foi um dos maiores de todo o Estado. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), dos 9.981 processos que deram entrada até o mês de junho, 1.139 são de Sinop.
Desde o mês de janeiro, as ações trabalhistas de outros seis municípios da região e que pertenciam a Vara de Sinop, foram transferidos para outras jurisdições, mas mesmo assim Sinop continua com o terceiro maior volume de ações trabalhistas do Estado, perdendo apenas para Cuiabá e Rondonópolis.
Um total de 4.672 processos estão com pendências na Vara aguardando cumprimento de acordo, execução pendente, com pendências na liquidação e também execução previdenciária pendente. Outros 884 eram remanescentes de 2005 e aguardavam ser julgados.
Só no primeiro semestre 1.098 processos foram solucionados, restando 925 que ainda aguardam parecer da Vara do Trabalho, a maioria de ex-funcionários cobrando direitos trabalhistas das empresas onde trabalharam.
Ainda pertecem a jurisdição de Sinop os processos de Cláudia, Santa Carmem e União do Sul.