domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Aumenta índice larvário que pode causar mais casos de dengue e zika em Sorriso

PUBLICIDADE

A constatação foi feita pelo Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento às Ações de Controle em Vigilância em Saúde, que esteve reunido na última sexta-feira, para debater a atual situação do município em relação às enfermidades transmitidas pelo Aedes Aegypt, transmissor dade dengue, zika vírus, chikungunya. O aumento do índice larvário saltou de 0,32% para 2,48% o que aumenta risco de mais pessoas pegarem as doenças.  A coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Sílvia Fleming, explicou que, “com a incidência de dias quentes e chuvosos, o índice está aumentando significativamente. É necessário redobrar a atenção, não podemos de modo algum descuidar agora”.

No quinto ciclo, que fechou na primeira quinzena de outubro, o índice era de 0,32%, dentro dos limites recomendados pelo Ministério da Saúde de 1% e menor do que o índice medido em 27 de setembro de 0,50%. Contudo, com o período mais propício, o índice aumentou consideravelmente em poucos dias, “passamos a encontrar mais larvas positivas nos depósitos tipo D2, B e D1”, explica a coordenadora.

Desde o início de janeiro até agora, o departamento teve 1.827 notificações para suspeita de dengue com 400 casos confirmados; 383 notificações para zika vírus com 307 casos confirmados e 46 notificações de chikungunya com dois casos confirmados.

Sílvia reforça a necessidade dos sorrisenses manterem suas casas, empresas livres do mosquito ao dedicar um pouco de tempo na limpeza dos depósitos. Do ovo à fase adulta o mosquito leva de cinco a dez dias. “Então, se for realizada a verificação e a eliminação dos criadouros uma vez por semana, é possível interromper seu processo de desenvolvimento”, ressalta, através da assessoria. Além de acabar com objetos que acumulam água é necessário inspecionar as calhas, onde pode ficar água acumulada e o Aedes se reproduzir.

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...
PUBLICIDADE