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Auditorias internas são encerradas no Tribunal de Justiça

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O Tribunal de Justiça de Mato Grosso encerrou o ciclo de auditorias internas com parte dos setores que têm o selo ISO 9001:2008. Esse trabalho integra uma série de ações tomadas pela administração do órgão com a finalidade de garantir a manutenção do certificado. Todo o planejamento do trabalho foi realizado levando em consideração o que deve ser questionado ou verificado pela empresa externa.

Auditoria é a visita que pessoas treinadas em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) faz aos setores com a finalidade de acompanhar os trabalhos desenvolvidos. Nessas vistorias são identificadas ações feitas com perfeição e também aquelas que são realizadas com inconformidades. Neste último caso são feitos apontamentos para correção.

As visitas ocorreram nas coordenadorias de Controle Interno, Escola dos Servidores, Administrativa e Recursos Humanos. De acordo com a auditora interna Valéria Ferraz, todos os pontos que foram indicados na última visita externa foram trabalhados durante o semestre e agora nesta auditoria foram revistos. Ela afirma ainda que o resultado esperado foi alcançado, ou seja, foram registrados pontos de melhorias e ainda verificados os pontos fortes que cada setor possui.

“A princípio as pessoas tinham o desconhecimento da norma Sistema de Gestão da Qualidade, mas nós traduzimos essas regras e mostramos para os setores que eles já trabalham dentro das exigências padrões, o que facilitou a compreensão de todos”, ressalta a servidora do TJ.

Segundo o vice diretor-geral do TJMT, João Trevisan, um dos pontos positivos da auditoria interna foi a percepção que os servidores estão engajados e também imbuídos com o espírito de fazer parte desta certificação atuando como elemento modificador e transformador. “Com o resultado da auditoria interna e após identificadas as não conformidades conforme as regras ISO 9001:2008, a Alta Administração tem melhores condições para adotar ações corretivas que permitam a manutenção do selo no final do ano”, explica o gestor.

O sistema de Gestão da Qualidade busca a melhoria contínua das ações, então todas as áreas estão constantemente trabalhando no sentido de melhorar seus produtos certificados e com isso tornar a prestação jurisdicional mais célere.

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