PUBLICIDADE

Auditores de MT vão a Brasília conhecer Observatório da Despesa Pública

PUBLICIDADE

Auditores do Estado de Mato Grosso irão a Brasília (DF) no dia 21 deste mês para conhecer detalhes da metodologia de trabalho do Observatório da Despesa Pública (ODP) da Controladoria Geral da União (CGU). A visita irá subsidiar projeto semelhante em fase de ampliação no Estado.

O ODP é uma unidade permanente de monitoramento dos gastos públicos por meio de cruzamentos eletrônicos de diversas bases de informações e dados. O Observatório trabalha com a verificação de situações, chamadas trilhas, que indicam ocorrências atípicas em determinados processos, o que sinaliza atenção especial dos auditores. Tais ocorrências são analisadas, isoladamente ou em conjunto, com vistas, principalmente, à correção de práticas que ocasionem prejuízos ao Estado, além de dar suporte para o desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisões estratégicas.

Em Mato Grosso, além da área de pessoal e previdência, que desde agosto de 2011 já estava sendo piloto no processo, as demais unidades de auditoria serão contempladas com o sistema de inteligência: obras, pessoal, contratos, convênios, patrimônio, financeiro e contábil.

Na primeira fase do processo de ampliação do projeto, superintendentes de Auditoria e representantes do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) e da empresa responsável pelo desenvolvimento da ferramenta identificaram as bases de informações do Estado, da União e de Organizações Não-Governamentais a serem inseridas no sistema. A próxima fase será a elaboração do projeto técnico pela empresa responsável.

A implantação do Observatório da Despesa Pública pela AGE integra o contexto da transformação do órgão em Controladoria e é apenas uma das diversas ações em andamento decorrentes desse processo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE