A Auditoria Geral do Estado (AGE) conheceu, ontem, a sistemática de funcionamento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), que passou a integrar a estrutura da AGE após reforma da estrutura do governo do Estado. Em exposição, os servidores da unidade apresentaram os canais de comunicação pelos quais a Ouvidoria recebe denúncias, reclamações, sugestões, pedidos de informações e elogios da sociedade.
Uma visão geral sobre a ferramenta responsável pelo gerenciamento destas demandas, o Fale Cidadão, também foi realizada, além das formas de atuação, procedimentos internos, resultados históricos e perspectivas da unidade para o ano de 2011. Conforme pontuou o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, a incorporação da unidade à AGE cria mecanismos para tornar o processo de comunicação com a sociedade ainda mais eficiente, além de melhor a transparência dos atos governamentais. A integração entre sistemas de TI, por exemplo, contribuirá agregando mais informação à resposta dada ao cidadão.
Neste sentido, já está em estudo a integração do Fale Cidadão a outras ferramentas informatizadas, como o Software de Auditoria e Controle Interno, atualmente em testes pela AGE. Esta ligação, inclusive, visa atender também demandas internas. Isso porque uma denúncia realizada pode resultar num processo de auditoria ou administrativo contra algum agente público.
A Auditoria também está desenvolvendo estudos para estruturar o Sistema de Corregedorias Estaduais. A idéia é aproveitar o que já existe em cada secretaria em termos de corregedorias e comissões processantes, efetuando, entretanto, a padronização de procedimentos e as formas de atuação. Segundo o secretário José Alves, a proposta é tornar o funcionamento de todo o sistema mais eficiente, mantendo o que há de positivo nos processos.