PUBLICIDADE

Audiência ampliará debate sobre violência contra crianças em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Uma audiência pública na quarta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores ampliará o debate sobre a necessidade de a sociedade atuar de forma mais efetiva no combate ao abuso contra crianças e adolescentes. A programação será marcada pelo lançamento em nível municipal de uma cartilha criada a partir de iniciativa do Ministério Público e da Assembléia Legislativa cujo lançamento foi realizado em 16 de setembro de 2009, em Cuiabá.

Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje, o promotor de Justiça Pedro da Silva Figueiredo Júnior e a psicóloga do Setor de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum, Vilanir Ribeiro de Souza, convidar a população para que participe do evento. A ideia, segundo eles, é conscientizar o maior número possível de pessoas para o fato de que o abuso, na maioria das vezes, ocorre dentro de casa. “Em função da importância do tema, trouxemos a cartilha para Nova Mutum, com o objetivo de estender a campanha não só para as crianças mas para a população em geral, por isso esperamos que a comunidade participe”, reiterou o promotor.

Além do lançamento da cartilha, a pauta inclui temas como: “As modificações introduzidas pela Lei Federal nº 12.015/2009” e “Mudanças no comportamento das crianças e adolescentes que sofrem abusos e assédio em casa e/ou na escola”. As informações compartilhadas na audiência pública servirão, segundo Vilanir, subsídios para que as pessoas possam reconhecer como os agressores costumam proceder. Dados estatísticos apontam que 28,4% das vítimas adolescentes sofrem a abordagem no caminho da escola ou do trabalho e 34,8% nas proximidades da residência. Já no caso de crianças, verifica-se que 42,3% são abordadas na própria residência e 28,4% na residência do agressor. Ainda de acordo com as estatísticas, em Mato Grosso, em 46% dos casos o agressor é amigo ou alguém de confiança da vítima, em 42% a violência é cometida por pessoa da família e em 13% por estranhos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 60% das cidades de Mato Grosso não tem estrutura para transporte público, aponta IBGE

Dados da pesquisa de informações básicas municipais (Munic) referentes...

Começa construção de praça esportiva em bairro de Sinop

A prefeitura informou que iniciou a construção de uma...

Dupla é condenada por tentativa de homicídio em Sinop

Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri da...
PUBLICIDADE