quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Ato público mobiliza Sinop daqui a pouco em apoio a produtores

PUBLICIDADE

Autoridades políticas e empresários devem participar daqui a pouco, às 08:30 horas, de um ato público, em Sinop, em apoio aos produtores de toda a região, que estão protestando, desde segunda-feira, contra a atual política do Governo Lula, que está quebrando milhares de agricultores. A prefeitura decretou ponto facultativo e o comércio e as indústrias devem fechar suas portas em apoio ao movimento.

Veja fotos de máquinas queimadas, bloqueios e panelaço clicando aqui

Veja fotos do protesto no Nortão clicando aqui

O prefeito Nilson Leitão disse, em entrevista coletiva, que o manifesto será silencioso, para demonstrar a solidariedade ao movimento dos agricultores, que começou na segunda-feira em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, e já foi aderido em vários municípios da região. “Entendemos que é um movimento justo, necessário e só dessa forma vai despertar do Governo Federal o entendimento das ações que precisam ser tomadas”, declarou.

Leitão criticou a inércia do Governo Federal, que até agora não fez nenhuma declaração oficial, e enfatizou que existe a necessidade de uma logística da BR-163, a renegociação emergencial das dívidas e o preço mínimo nos produtos. Ele acrescentou que tanto a prefeitura como o Estado não tem poder para resolver os problemas do setor, mas que existe a necessidade de apoiar os agricultores, já que o agronegócio é uma das principais atividades econômicas da região. “Aqui é mais caro para tirar o produto e também se produz mais. Nos últimos dez anos os investimentos foram cerca de 300% a mais que no resto do Brasil”, concluiu.

As Prefeituras de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum também encaminharam uma carta ao juiz federal Julier Sebastião, que deferiu a liminar de desobstrussão da 163, solicitando a consideração ao movimento. “Estamos pedindo a ele que entenda o espírito do movimento, que é importante que continue e queremos que permaneça, sem atrapalhar o trânsito, exceto de grãos, para ganharmos força”, salientou o prefeito. Bloqueio na BR-163 e nos acessos a armazéns de grãos, fechamento de bancos, colheitadeiras queimadas, são algumas das medidas que estão sendo tomadas pelos agricultores.

Hoje também, produtores devem se reunir com o assessor de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura, Sílvio Farnese, em Lucas do Rio Verde. A reunião, marcada para às 11:30 horas, foi organizada pelo senador Antero Paes de Barros, que apresentou ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ontem, as reivindicações dos agricultores. A reunião será um importante passo para as negociações, já que os produtores prometem não parar com o manifesto até que o Governo tome medidas para dar sustentabilidade ao setor.
Uma audiência que estava marcada com o juiz federal Julier Sebastião, foi transferida e deve ser remarcada para semana que vem.

Em Sinop, manifestos foram feitos em frente ao Banco do Brasil, onde vários produtores possuem contas e não conseguem quitar suas dívidas. Quatro agências foram fechadas na terça-feira, mas foram reabertas por determinação judicial. O mesmo ocorreu em Lucas do Rio Verde, em que as agências ficaram fechadas na segunda-feira. Em Nova Mutum duas agências foram fechadas ontem. Na BR-163 o bloqueio continua parcialmente em alguns municípios, bloqueando somente a passagem de cargas com grãos e produtos agrícolas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre após carreta tombar na BR-163 em Guarantã do Norte

O acidente envolvendo um veículo de carga não identificado...

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE