Mais de doze mil consumidores foram atendidos pelo Procon de Sorriso, entre janeiro até o último dia dez. Os números englobam desde informações prestadas via telefone (4.550) e aquelas em que houve distribuição de senhas no Ganha Tempo (8.088).
De acordo com o órgão de defesa, o consumidor tem se informado sobre os direitos que possui. Neste período, do total de atendimentos, 3.023 procedimentos administrativos foram abertos, distribuídos em 2.388 Cartas de Investigação Preliminar (CIP) e 635 processos. “CIP é a reclamação, o primeiro contato entre o consumidor e o Procon. Toda vez que um reclamante vai até a unidade, faz sua reclamação”, explicou, ao Só Notícias, o coordenador executivo, Joel Martins de Almeida.
No entanto, mesmo com pouco mais de três mil procedimentos administrativos, o balanço não informa, por exemplo, qual o índice de casos resolvidos.
Joel salienta também que a telefonia fixa respondeu pela maior parcela dos casos atendidos pela procuradoria, absorvendo cerca de 80%. No ranking estão também as lojas de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outras que estão sendo contactadas para resolver os problemas dos consumidores.