Dados disponibilizados pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), do dia 12 a 18, apontam que foram registrados 342 atendimentos e ocorrências médicas em saúde nos eventos da Copa do Mundo Fifa em Mato Grosso. As informações são compartilhas com o Ministério da Saúde e integram as ações de vigilância e atenção à saúde.
Deste total, 175 atendimentos foram prestados na unidade do Posto Médico Avançado da Arena Pantanal, sendo 142 casos clínicos, 33 traumas e 8 remoções. Já no Posto Médico Avançado da Fifa Fan Fest 114 atendimentos; Posto Médico Avançado do Aeroporto 22; Hospitais Privados 13; Unidades de Pronto Atendimento (Upas) 12; Pronto Socorro de Cuiabá 03; Hospital Júlio Müller 02 e Pronto Socorro de Várzea Grande 01.
Dos 342 atendimentos monitorados pelo Ciocs, 84,7% foram atendimentos clínicos e 15,2% foram atendimentos por trauma, e 13 pacientes foram removidos para unidades hospitalares de referência. Destes atendimentos 26% eram turistas de varias nacionalidades e do Brasil.
No dia 17 de junho, dia de jogo na Arena, foram realizados 93 atendimentos no Posto Médico Avançado da Arena Pantanal, sendo 79,5% dos casos de procedimentos clínicos e 20,4% de trauma com 4 remoções. Já no Posto Médico Avançado do Fifa Fan Fest neste dia foram realizados 31 atendimentos,com 87% de casos clínicos e 12,9% atendimentos por trauma e uma remoção.
As ações realizadas pela Vigilância Sanitária neste mesmo período no consumo de alimentos, inspeção de rotina nos serviços de água, resíduos, instalações sanitárias entre outros, o Ciocs registrou 170 inspeções, sendo 41,17% delas que não apresentaram irregularidades e 24,70% com irregularidades, com predominância nos serviços de alimentação, relacionados ao armazenamento ou distribuição em temperaturas inadequadas e ou ausência de equipamentos essenciais na exposição dos alimentos.
Por meio da campanha “Proteja O Gol”, na conscientização sobre HIV, no Trailer do Fifa Fan Fest, foram distribuídos 980 kits que contém folderes educativos e preservativos masculinos e femininos. Foram realizados 54 testes rápidos para HIV, Sifilis e Hepatite C, 35 para Hepatite B. Do total de testes realizados 02 foram positivos para Sifilis.
O Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde atua no monitoramento das ações e eventos de saúde relacionados a Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014, e está à disposição da população em geral e turistas pelo telefone 0800 647 1201 com funcionamento 24 horas por dia.