As atividades realizadas pelo Núcleo da Defensoria Pública de Lucas de Rio Verde tiveram um aumento de 33%, no ano passado, quando comparadas com o mesmo período de 2012. Somente no que diz respeito ao atendimento ao público o crescimento foi de 43%. No ano passado, os dois defensores públicos da Comarca, Leandro Jesus Pizarro Torrano e Diogo Madrid, realizaram 21,6 mil atendimentos, enquanto em 2012 foram 16,2 mil.
Segundo Torrano, o crescimento é proporcional ao aumento populacional do município. "Esse crescimento já vem sendo notado desde 2007. A cada ano a população de Lucas do Rio Verde tem crescido, em média, 10%, assim como as demandas do Núcleo", disse por meio da assessoria.
Ainda conforme o defensor, esse aumento foi sentido por todos os defensores públicos que passaram pela Comarca nos últimos anos. Em 2008, por exemplo, o total de atividades foi de 4.510, chegando a 7.229 em 2010 e 10.551 em 2011.
De acordo com a tabela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), utilizando por base o número de atendimentos realizados, a atuação da Defensoria da Comarca gerou uma economia de R$ 6 milhões ao Estado, quando somadas as atividades cíveis e criminais.
Isso porque, este seria o custo ao Estado caso precisasse nomear advogado dativo para prestar assistência jurídica aos cidadãos necessitados do município, prerrogativa da Defensoria.