O Procon de Sinop contabilizou 3.186 reclamações em 2009. No segundo semestre do ano passado foram 1.640 atendimentos. No período, os assuntos financeiros lideraram o índice. Foram 619 reclamações, (37,74%), envolvendo taxas indevidas. Na sequência, com 490 registros, (29,88%), aparecem os serviços essenciais de água, luz e telefone.
418 queixas (25,49%) relacionaram produtos como celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos com vícios. Foram atendidas ainda 46 reclamações (2,80%) sobre serviços privados. A área de saúde registrou 33 atendimentos (2,01%) em relação à questionamentos de planos de saúde. O setor de habitação teve 29 registros (1,77%). Os alimentos tiveram o menor índice: 5 reclamações (0,30%).
No mês de dezembro, o órgão de defesa do consumidor realizou 244 atendimentos, 77 deles ou 34,38%, relacionados aos serviços financeiros. 69 pessoas (30,80%) acionaram o Procon para reclamar de produtos defeituosos e 68 (30,36%) dos serviços essenciais. Saúde e serviços privados tiveram 4 casos (1,79%). Habitação e alimentos contabilizaram um registro cada (0,45%).