domingo, 5/maio/2024
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Assuntos financeiros lideram ranking reclamações no Procon em Mato Grosso

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Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria Nacional do Consumidor apontou que o Procon em Mato Grosso registou de janeiro até dezembro 62.072 atendimentos. Só Notícias constatou através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) que 16.601 (26,9%) dos registros foram somente com atendimentos relacionados com assuntos financeiros.

Ainda de acordo com o Sindec, na sequência aparece no ranking de reclamações as telecomunicações com 16.750 registros (25,5%). O setor de serviços essenciais obteve 13.959 atendimentos (22,6%). Seguindo por produtos 8.486 (13,7%), serviços privados 5.090 (8,2%), saúde 1.038 (1,6%), habitação 468 (0,76%) e alimentos com 228 (0,37%).

Entre os problemas mais demandados, 16,5% estão a telefonia celular com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, orçamento, rescisão, alteração unilateral e vício de qualidade.

Na sequência com, 14,1% ficou a energia elétrica devida à cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, orçamento, vício de qualidade, serviço não fornecido e recusa injustificada em prestar serviço.

O terceiro assunto mais demando foi a água e esgoto com 7,7%. Entre os problemas apontados pelos consumidores estão cobranças indevidas, abusiva dúvida sobre cobrança, valor, reajuste, contrato entre outros.

Em Mato Grosso, os homens são os que mais procuraram o Procon para pedir providências representando 50,8% do total de atendimentos feitos.

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