domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Associação inaugura hoje laboratório tecnológico em Sinop com acesso gratuito

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Espaço Hacker será inaugurado neste sábado, às 18h, na Associação de Desenvolvimento do Trabalho, Educação e Cultura (Adestec), na rua dos Coqueiros, no bairro Jardim Botânico. O espaço contará com 4 laboratórios de acesso gratuito, com capacidade para 12 alunos simultaneamente, impressoras 3D, placas de prototipação, computação em nuvem, kits de robótica, estações de trabalho, palestras e eventos.

O diretor da Adestec, João Carlos Girardi, explicou, que o objetivo do espaço será facilitar a troca de experiências para idealização e concretização de projetos. “Esse que tem conhecimento vai compartilhar com o iniciante. Claro que vamos ter um cadastro para saber até onde essa pessoa conhece dessa parte de robótica, de tecnologia, para daí ir galgando grau no próprio Espaço Hacker”.

Girardi, disse ainda, que o espaço surgiu a partir de uma ideia em abranger mais áreas de conhecimento ofertadas pela instituição. “Tivemos uma consultoria com uma empresa, e nessa ideia de falarmos que a Adestec consegue fazer mais coisas e comentaram que no exterior existiam as lan house, um espaço de troca de experiência e através disso surgiu a ideia. Adaptamos uma estrutura que já tínhamos na instituição e corremos atrás de investimentos”.

Com laboratórios e equipamentos tecnológicos disponibilizados gratuitamente, o espaço contará com doações para se manter. “Tem microchips, coisas que queimam, que vai está vindo para aprender não tem custo nenhum, mas para nós vai ter um custo para repor essas peças. Vamos tentar angariar recursos para manter isso, a ideia é que quem utilizar o espaço e poder doar, possa acompanhar pelo site o que é foi feito com o seu dinheiro para que seja transparente”, disse o diretor.

A ideia é que com as ferramentas tecnológicas disponíveis sejam desenvolvidos projetos que contribuam para o município. “Um deles é impressão de próteses 3D para crianças, já tem inclusive uma pessoa da inteligência artificial fazendo essa parte de software para movimentar essa prótese. E o outro projeto, que se chama Agridesc, focado na parte de pequenos produtores e hortaliças. Um sistema cheio de sensores, que permite, dentro de um raio, determinar se falta água numa horta, se precisa de sombra”, concluiu.

Para acessar os laboratórios, os interessados devem acessar o site do Espaço Hacker e fazer o agendamento dos horários que preferir. Atualmente a Adestec também oferece cursos de pacote office e passa a contar com cursos de programação e marketing digital. A instituição oferta os cursos através de bolsas de cursos a aceita pagamento para manter as atividades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...
PUBLICIDADE