O presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa), George William César de Araripe Sucupira, afirmou nesta quarta-feira em depoimento na CPI da Crise Aérea que os pilotos do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em setembro do ano passado, no Norte de Mato Grosso, Joe Paladino e Joseph Lepore, contrariaram todos os regulamentos da aviação. Segundo ele, as regras são internacionalmente utilizadas, o que descarta a possibilidade de desconhecimento delas pelos pilotos.
Em resposta ao relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), Sucupira disse, baseado nas informações que já foram divulgadas pela própria CPI, que não houve respeito ao plano de vôo aprovado inicialmente. Ele ressaltou que qualquer mudança no plano de vôo aprovado só pode ser feita com autorização do controle de tráfego aéreo.
Sucupira disse também que o transponder não pode ser desligado acidentalmente. O que pode ter ocorrido é os pilotos terem esquecido de ligá-lo. Marco Maia destacou que o desligamento do transponder é um dos principais pontos em relação ao acidente. Segundo ele, as informações colhidas até agora pela CPI indicam que não pode ter havido um desligamento acidental, ainda que no relatório da Polícia Federal conste a palavra “involuntário”.
O presidente da Appa disse ainda que é normal aviões se cruzarem no céu. Mas equipamentos como o transponder asseguram que o cruzamento seja feito com segurança. Segundo ele, se o transponder estiver ligado, não há como dois aviões colidirem.
Ele criticou as notícias publicadas sobre o caso, por serem incorretas, e afirmou que as informações equivocadas já causam efeitos em países da Europa e nos Estados Unidos, mas não correspondem à realidade da aviação brasileira. Ele afirmou que não há casos de “quase acidentes”, pois há situações normais em que os pilotos precisam alterar rotas e realizar procedimentos de segurança exatamente para evitar os acidentes.
O deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) também questionou Sucupira sobre a qualidade dos equipamentos dos aviões produzidos pela Embraer, como o Legacy. Sucupira afirmou que os equipamentos da Embraer são de primeira linha.