A prefeitura confirmou a criação da Associação Amigos do Museu de Lucas do Rio Verde. A reunião de fundação da entidade aconteceu na semana passada, na sede do Museu Histórico. Segundo a secretaria Cultura e Turismo, o objetivo é dar suporte técnico e institucional às ações do museu, contribuindo com o desenvolvimento de projetos, captação de recursos e valorização dos bens culturais e históricos da cidade.
De acordo com o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, a criação da associação é resultado de um processo participativo, que envolveu três encontros preparatórios para composição do estatuto social e da diretoria.“A criação da ASSAM representa um avanço significativo para o fortalecimento das políticas de preservação do nosso patrimônio histórico. Agora, seguimos para a fase de registro em cartório, obtenção do CNPJ e início das ações junto à comunidade”, explicou o coordenador.
Durante o ato de constituição da associação, foi apresentado o primeiro grande desafio que unirá os esforços da diretoria e do poder público: a revitalização da Figueira Centenária, um dos símbolos mais representativos da história luverdense. O projeto será desenvolvido em parceria entre a secretaria de Cultura e Turismo e a nova associação.
“O desafio está aceito”, declarou o presidente eleito, Paulo Franz, ao afirmar que a revitalização da Figueira será prioridade da gestão. “Com o trabalho conjunto e o apoio de parceiros, queremos que até 2026 esse sonho esteja realizado”, destacou.
A diretoria da Associação Amigos do Museu de Lucas do Rio Verde foi composta por representantes atuantes da comunidade. A lista completa esta disponível no site da prefeitura.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


