PUBLICIDADE

Assentados pedem ajuda do governo de MT para regularizar terras

PUBLICIDADE

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, recebeu hoje, representantes de 30 famílias que vivem em três assentamentos rurais em Chapada dos Guimarães. Eles estavam acompanhados pela ex-deputada federal Thelma de Oliveira, e querem o auxílio do governo de Mato Grosso para regularizar as terras, que pertencem a Furnas, empresa de geração de energia elétrica vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

As famílias já propuseram a compra dos lotes, mas foram informadas de que a legislação impede a cessão de bens da empresa a particulares.   Para o presidente da Associação Central de Apoio aos Agricultores Familiares de Chapada dos Guimarães, Antônio José Leite Filho, uma possível saída seria o Estado adquirir a área e repassá-la às famílias. “São famílias trabalhadoras que não querem nada de graça. Só querem ter o direito de ficar na terra e a possibilidade de pagar por ela”, afirmou.

O agricultor Célio Goertz Xavier disse que, sem o título de propriedade, os moradores dos assentamentos não conseguem viabilizar fontes de renda. “É uma região onde plantam bastante mandioca e há criação de porcos. Poderíamos fazer salame, linguiça e muitas outras coisas, mas falta respaldo.”

Após ouvir as demandas, o secretário da Casa Civil disse que solicitará à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) uma solução legal para a questão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum liberou mais de mil alvarás para construções no ano passado

Foram emitidos 1.005 alvarás para novas obras em Nova...

Caminhão baú pega fogo em Colíder

As chamas causaram estragos parciais num VW Delivery branco,...

Homem é atropelado por caminhão e morre em Santa Carmem

Rogério Basílio Braga, de 54 anos, morreu ontem à...
PUBLICIDADE