PUBLICIDADE

Assaltos em bancos crescem 23,5% em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Dezessete assaltos a bancos já foram registrados em Mato Grosso este ano, 23,5% a mais que em 2008, quando foram 13 roubos a agências bancárias. Em 2007 foram 9 ocorrências. A estatística dos crimes deixa todos os bancários em estado de alerta. Além dos 15 registros da Polícia Civil este ano, o Sindicato dos Empregados e Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro de Mato Grosso (Seeb-MT) apresenta outros 2, referentes a assaltos na agência bancária de Chapada dos Guimarães. Ainda segundo o Seeb-MT, em 6 assaltos foram feitos reféns e um bancário sofreu extorsão mediante sequestro, fato que não entra nas contagens da Polícia Civil como roubo. Do total de assaltos registrados pela segurança pública, aproximadamente 20 pessoas foram identificadas, 14 foram presas e 4 morreram em confronto com a Polícia.

Para o delegado Luciano Inácio da Silva, são registrados como roubos a bancos as ações que incluem ameaça de funcionários e clientes que se encontram no local. Ele também ressalta que, esse ano, entre os roubos a bancos estão os casos de Paranatinga, Tabaporã, São José do Rio Claro, Alto Taquari e Nova Mutum, onde os criminosos utilizam o método “novo cangaço”, pois usam um poder de fogo superior àquele disponível às forças policiais do município, sitiam a cidade e ainda utilizam os reféns como escudo humano.

Luciano lembra que estes crimes passaram a acontecer depois que os criminosos tiveram acesso as armas pesadas. Acrescenta-se a isso características geográficas do Estado, com cidades distantes uma das outras e existência de municípios pequenos e com alta circulação de dinheiro. “Trata-se de contexto propício a esse tipo de ação criminosa”.

Para enfrentar essa situação, a Segurança Pública descarta qualquer tipo de enfrentamento e tenta focar na formação de pontos estratégicos nos arredores dos municípios e na desarticulação das quadrilhas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE