O término do ciclo das chuvas permitirá a retomada no processo de desenvolvimento com a pavimentação da BR-163 entre Guarantã do Norte e Pará. A expectativa é que o trabalho, executado pelo 9º Batalhão de Engenharia Militar (BEC), recomece até abril. Atualmente, a construção está paralisada à espera de melhores condições climáticas. Já são aproximadamente 20 quilômetros prontos. O asfaltamento iniciou em junho de 2008 para serem feitos 49,6 quilômetros.
A pavimentação envolve um amplo e complexo processo devido a necessidade da detonação de rochas para reduzir a inclinação ou alargar a rodovia até a inserção da camada asfáltica. Mais de 300 pessoas estão envolvidas nos trabalhos de asfaltamento – entre civis e militares.
No ano passado, uma comitiva formada por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e Exército percorreu as obras BR-163 na extensão Mato Grosso-Pará. Além de Guarantã do Norte passaram por outras cidades dos dois territórios onde também são realizados serviços de manutenção e recuperação.
Já o orçamento (referencial 2007) previa investir mais de R$ 49 milhões.