sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Árvores retiradas para construção do Parque Botânico em Sinop serão trocadas por nativas, afirma secretária

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: assessoria)

As obras do parque Jardim Botânico começaram, há cerca de duas semanas, na reserva R-3 onde está atualmente instalado o viveiro municipal. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa vencedora da licitação, que recebeu a ordem de serviço do prefeito Roberto Dorner, no final do mês passado. No momento, conforme a secretaria de Meio Ambiente, está sendo feito a limpeza de alguns lugares, incluindo a retirada de árvores, sendo que boa parte delas não são nativas.

“Na área onde tivemos a supressão temos o licenciamento ambiental, assim a SEMA (secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) liberou a gente para fazer essa retirada. Naquele local temos predominantemente a leucena, cerca de 90 a 95%, que é uma espécie de árvore que não é nativa e é de rápida expansão e ela inibe o crescimento das árvores nativas. É uma planta extremamente agressiva em termos de reprodução, pois ela solta bastante semente. Naquele espaço, tínhamos poucas árvores nativas, praticamente inexistentes até porque a leucena por ser de rápida expansão e acaba sufocando a nativa e essas não se proliferam”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, ao Só Notícias.

Segundo Ivete, uma parte não será retirada no momento e um manejo para essas árvores deverá ser feito posteriormente. “Ao lado onde fizemos a supressão possui um grande número de leucenas ainda, mas depois com o apoio da Universidade Federal do Mato Grosso faremos o manejo delas e substituiremos gradualmente por árvores nativas. Depois da implantação das obras, na parte onde houve a retirada colocaremos árvores nativas e aonde não foi ainda será feito o manejo das leucenas, substituindo aos poucos pelas árvores nativas”.

Uma parte do local onde já foi retirado será concluída ainda essa semana, conforme a secretária. “Na Avenida das Itaúbas, na esquina com Abacateiros, devemos concluir o serviço entre hoje e amanhã, nos outros espaços a gente não tem ainda um cronograma estabelecido, mas conforme as obras vão avançando os projetos de supressão serão realizados”, finalizou.

O parque que terá um investimento previsto de R$ 13,7 milhões, será contemplado entre os principais itens de sua estrutura: 6 quadras de areia; 2 pórticos de entrada; 3 quadras poliesportivas; 1 quadra de tênis, 2 banheiros; 1 prédio administrativo, com auditório para 150 pessoas; mobiliário urbano do parque, como quiosques, lixeiros e mais de 500 bancos; iluminação; parques infantis; ilhas com equipamentos de ginástica; paisagismo, entre outros itens. Além disso, será feita drenagem, pavimentação, passeio público e sinalização viária no parque.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...
PUBLICIDADE