Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite, nas dependências da Praça do Avião, localizada na avenida Ludovico da Riva Neto, na região central. O caso foi relatado por uma moradora local, ao Corpo de Bombeiros.
Consta, na descrição da comunicante, que a ave estava caída e apresentava sinais de ferimentos, devido à tempestade que atingiu município. Foram registradas residências e estabelecimentos destelhados, fachadas danificadas e quedas de árvores.
Ela realizou o resgate do animal e transporte até a 7ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares. Por sua vez, as equipes acondicionaram o pássaro em caixa de capturas e a deixaram sob os cuidados da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema.
Após avaliação, deverá ser reintroduzida à natureza. De acordo o instituto Arara Azul, essa espécie é considerada a de menor tamanho, podendo atingir cerca 86 cm e pesar entre 995 a 1380g. Ela está distribuída entre os biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.
Em decorrência de efeitos gerados pelo desmatamento e degradação dos habitats, o Instituto também avalia que a arara-canindé tem se adaptado ao meio urbano, especialmente em cidade com árvores frutíferas e locais de reprodução adequados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.