O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) foi aprovado ontem. O município é o segundo da região Norte a aprovar o plano, o primeiro foi Sorriso. A coordenadora do setor de Habitação, Antonieta Matos, disse que a meta do PEHIS é traçar um diagnóstico da questão habitacional, possibilitando principalmente o conhecimento do déficit e das demandas por habitação frente ao crescimento populacional do Estado.
Para o Ministério das Cidades, o PEHIS é um instrumento político-administrativo que permitirá a implementação de programas, metas e/ou ações com objetivo de reduzir o déficit habitacional no município e possibilitar a melhoria da qualidade de vida da população, prioritariamente das famílias com renda de zero a três salários mínimos.
Conforme Só Notícias já informou, dados da secretaria estadual de Trabalho e Assistência Social, apontam que hoje o déficit habitacional de Mato Grosso é de 111 mil casas. Desde 2003 já foram construídas mais de 60 mil no Estado, por meio de parcerias com o Governo Federal e Prefeituras Municipais, através dos Programas de Arrendamento Residencial (Par), Tô Feliz, Meu Teto, Associativo, Morar Melhor, Casa Fácil, Fundo Nacional de Interesse Social (Fnhis) e Nossa Terra, Nossa Gente (NTNG).