PUBLICIDADE

Aprovada lei tornando obrigatório diploma para operar aparelho de raio-x em MT

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, um projeto de Lei que torna obrigatório o diploma de técnico e tecnólogo em radiologia para os operadores de equipamentos emissores de radiação ionizante. De acordo com o deputado estadual Pedro Satélite, a legislação vigente é falha, pois permite que pessoas sem qualificação operem equipamentos de alto risco à saúde coletiva.

Dezenas de estudantes e professores de cursos técnicos e tecnólogos em radiologia, de universidades de Cuiabá, acompanharam a votação na galeria do plenário da Assembleia. “Estamos contentes com essa vitória, que vem ao encontro a uma luta antiga da categoria. Sabemos que a exposição à radiação pode causar danos à saúde, como por exemplo, o câncer”, afirmou o professor de Radiologia de uma universidade particular, Feres Fares.  

Além da formação técnica dos operadores, o projeto prevê a utilização de equipamentos de segurança, sendo aplicável a portaria Nº 453 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que traz um regulamento técnico com as diretrizes básicas de proteção radiológica. O projeto segue agora para sanção do governador Pedro Taques, para depois virar lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas em Nova Mutum têm mais de 200 vagas de empregos

Empresas e indústrias sediadas em Nova Mutum estão ofertando...

Justiça Eleitoral confirma cinco dias de mutirões de atendimento em Sinop

A Justiça Eleitoral confirmou mutirões de atendimento nos próximos...

Seis são condenados pelo assassinato de pai e filha em Mato Grosso

Foi condenado, ontem, pelo tribunal do júri, seis integrantes...

Várzea Grande decreta emergência após danos causados pelas chuvas

Foi decretada, hoje, situação de emergência em Várzea Grande,...
PUBLICIDADE